Notícias

Teleférico da Providência volta a funcionar com capacidade total

Última atualização: 10/02/2025

O Teleférico da Providência, no Centro, começou a funcionar com sua capacidade total neste domingo (9). Reinaugurado em abril do ano passado, com uma operação gradual, o equipamento poderá agora ser utilizado pela população das 6h às 23h, nos dias úteis; das 6h às 19h, aos sábados; e das 8h às 16h, aos domingos e feriados.

A expectativa é que o teleférico, que é gratuito, atenda a cerca de 5 mil moradores diariamente, facilitando o acesso entre a Praça Américo Brum, no alto do morro, à Central do Brasil e à Gamboa, gerando impactos positivos para os moradores da região.

A operação plena do Teleférico da Providência representa uma ampliação de 60,6 % no número de horas semanais de serviço, em relação ao seu funcionamento original, quando da inauguração em 2014. Na época, o equipamento operava das 7h às 19h, de segunda a sexta, das 8h às 14h, aos sábados, e não funcionava aos domingos e feriados.


"O teleférico é um transporte fundamental para a comunidade da Providência, facilita o acesso entre os dois lados e cada viagem leva apenas três minutos. E ainda é gratuito – lembra o secretário de Coordenação Governamental, Edson Menezes.


Em 2021, após quatro anos de abandono das estruturas, a nova gestão municipal contratou estudos de engenharia para avaliação da situação do sistema e realizou obras de recuperação das três estações e das torres metálicas, além da renovação do sistema operacional eletromecânico com a empresa austríaca Doppelmayr, fabricante do equipamento.


A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) foi a responsável por coordenar essas ações de recuperação e modernização do teleférico. Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e à frente da CCPar, Osmar Lima destaca a importância desse serviço para a população.


"Estamos retomando hoje a operação plena do teleférico, com um aumento de 60% no horário de funcionamento. É um benefício muito grande para a população que precisa se deslocar para trabalhar, fazer compras e outros afazeres, até para as pessoas que quiserem visitar e conhecer essa vista incrível. Sem dúvida que ter um equipamento dessa qualidade ajuda muito às pessoas da comunidade".
Moradora do Morro da Providência há 55 anos, a pernambucana Juraci Vilela Gomes, dona do famoso Bar da Dona Jura, localizado no mirante da Praça Américo Brum, comemorou o funcionamento integral do transporte. Ela conta que aprendeu a cozinhar nas casas de família onde trabalhou. Abriu o bar na comunidade, que possui uma vista privilegiada da cidade e já recebeu pessoas de diversas partes do mundo e autoridades públicas.


"Em 1994, comecei a preparar refeições para os trabalhadores das obras de saneamento básico aqui da Providência. Hoje, tenho o meu bar, onde, há 10 anos, faço um prato diferente a cada dia. Meu nhoque de camarão é um dos maiores sucessos. Com o teleférico funcionando até tarde, o movimento vai aumentar e mais gente vai poder comer aqui", celebra.


Fonte: O Dia.

Aviso: Será possível encontrar textos relacionados a transporte público, bilhetagem eletrônica e mobilidade urbana em nosso site. Além disso, estabelecemos um prazo de três meses de exibição para leitura destas notícias até que outros novos assuntos sejam compartilhados pela nossa equipe.

Pesquisar por notícias

Carregando...